terça-feira, 9 de outubro de 2012

Aluá de tamarindo, sem álcool


Fazer aluá ou aruá é muito fácil, aqui vamos ensinar como fazer o aluá de tamarindo, mas você pode usar qualquer fruta cítrica, como abacaxi e outras, fazendo pequenas adaptações na dosagem da fruta, da água e do adoçante ou açúcar.

Aluá de tamarindo
Coloque dois tamarindos descascados e de tamanho médio em um litro de água, adoçante que preferir e a gosto, deixe descansar de 6 a 10 horas e, refresque-se.

Você pode completar água por quantas vezes quiser, mas é recomendável que não passe de uma semana, para evitara acidez.

O que é Aluá ?
Aluá ou aruá é um refresco de origem indígena e baixa dosagem alcoólica obtido da fermentação de casca de abacaxi, milho triturado ou arroz. Muito popular em diversas regiões do Brasil a receita artesanal tem variações no preparo e tipos de ingredientes de acordo com a localidade, mas é mesmo mais comum no norte e nordeste.

No Acre e na Amazônia é comum usar o milho triturado ou a farinha de milho, já em Belém do Pará usam cascas de frutas como o abacaxi, a raiz de gengibre (esmagada ou ralada), o açúcar (ou o caldo de cana) e o sumo do limão. O antropólogo Raul Lody tem uma receita de aluá: coloque num pote de barro milho seco maduro, rapadura, gengibre e água. Deixe descansar por três dias. Coe e sirva bem gelado. Outra versão descrita pelo escritor é a feita com casacas de abacaxi, açúcar e água. “Coloque tudo em uma garrafa e enterre-a por três dias. Também toma-se gelado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário