domingo, 28 de agosto de 2011

Kibe cru, Homus e Pão sírio

Kibe Cru - 10 porções

Ingredientes:
1 kg de coxão mole ou peixinho sem gordura e moída
1/2 kg de trigo para kibe
2 litros de água
2 maços de hortelã (separe um punhado para decorar)
3 cebolas médias
pimenta síria
sal
1 copo americano de água bem gelada
azeite a gosto

Modo de preparo:
Deixe o trigo de molho com os 2 litros de água por 1 hora, dependendo da marca do trigo pode demorar 1 1/2 hora para o trigo ficar macio. Escorrer o trigo já macio em uma peneira fina. Caso, tenha moedor de carne caseiro use, ou substitua por processador ou liquidificador.

O importante é triturar 2 1/2 cebolas e o hortelã já limpo (somente as folhas). Misture em uma vasilha grande a carne moída, o trigo já escorrido, as cebolas, o hortelã triturado. pimenta síria e sal a gosto. Sovar bem com as mãos, e então acrescentar a água bem gelada e sove mais um pouco até formar uma mistura homogênea.

Leve a geladeira por 15 minutos e depois corte 1/2 cebola em conchas e enfeite com a hortelã. Para se fartar, basta colocar uma porção do kibe no prato, amassar com um garfo e regar com um bom azeite. Misture e se delicie.

Acompanha bem pão sírio, homs, babaganuch ou coalhada seca.
--------------------


Homus - (Creme de grão de bico à moda árabe)

Ingredientes:
250g de grão-de-bico (normalmente o pacote vem com 1/2 kilo)
3-6 dentes de alho
suco de 1-2 limões
sal
azeite

opcional: 1 colher de sopa de tahine (compre em algum empório árabe¹).
Qualquer semelhança com o molho de salada não é mera coincidência (acho). O fato é que este tempero é ótimo. Mas não ache que fui eu quem o fez assim não, minha amiga, mãe do José Khoriatti, já temperava o Homus deste jeito, e não admito que nenhuma receita seja mais ‘original’ em termos de ‘arabianice’ do que as que a própria velha síria usava.

Modo de preparo:
Coloque o grão-de-bico de molho por pelo menos umas 4 horas. O ideal é que se deixe de um dia para outro. Depois coloque na panela de pressão e coloque água para cobrir e sobrar uns 5 centímetros além da altura do grão-de-bico. Pode usar a própria água onde ele estava de molho, sem problemas. Deixe por umas 2 horas após abrir fervura. Quando der este prazo, abra² e tente esmagar um grão. Se for fácil, está bom. Se ainda estiver duro, coloque por mais 15 minutos. Faça assim até que ele esteja todo macio. Não esqueça de ver o nível da água, tem que ter água na panela ou o grão-de-bico queima.

Depois de cozido, coloque os grãos com uma concha ou duas de água no liquidificador. Adicione o suco de um limão, 3 dentes de alho, um pouco de sal e um pouco de azeite. Bata. A consistência tem que ser a de um creme, não muito líquida, mas o suficiente para que o liquidificador consiga bater. Aí é só ir experimentando até conseguir o tempero desejado, a gosto. Se quiser mais azedinho, ponha mais limão, se gostar mais de azeite, ponha mais, regule o sal como gosta e se gostar mais picante, ponha mais alho.

Se quiser usar o Tahine, este é o momento. Minha vó não usava, portanto eu não gosto muito. Para mim aquilo tem gosto de gergelim queimado, mas é uma questão de gosto pessoal.

Uma dica:  não ponha todo o grão-de-bico de uma vez para bater. Cada vez que você acrescentar limão ou azeite o Homus ficará mais líquido. Para balancear e não perder textura, você acrescenta grão-de-bico. Se precisar deixar mais líquido mas não quiser adicionar nem limão nem azeite, pode usar a água do cozimento.

Pronto. É só deixar esfriar (este prato se come frio) e servir. Fica ótimo com pão, com arroz, como acompanhamento de churrasco (principalmente com kafta). Eu também gosto com coalhada, mas eu como coalhada com praticamente tudo.
--------------------


Pão sírio - 25 porções

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
25 g de açúcar
15 g de fermento biológico
15 g de sal
2 colheres de sopa de óleo
1 ovo
1 copo de água

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes, faça bolinhas e deixe descansar até dobrar de volume
Abra a massa de forma circular anfarinhando bem e leve ao forno quente até dourar
Como forma de variação, pode ser enrolado com qualquer recheio
Fica muito bom com salsicha

Nenhum comentário:

Postar um comentário